Depois de um Carnaval em que os termómetros chegaram aos 22 graus, o regresso da massa polar desde quinta-feira lembrou que os casacos quentes ainda não são para arrumar nos armários.
Afinal, várias zonas do país acordaram, este sábado, pintadas de branco, principalmente na região Norte.
As imagens publicadas nas redes sociais ao início da manhã mostram neve a cair em Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, Viana do Castelo; em Zebral, concelho de Vieira do Minho, Braga; e em Bragança.
Adílio Pereira, um internauta de Castro Laboreiro fala em "seis centímetros de acumulação" de neve, na rede social Facebook, e mostra um carro coberto por uma camada de gelo.
No Zebral, na Serra da Cabreira, Vieira do Minho, a Luso Meteo, na mesma rede social, mostrou imagens das ruas cobertas de branco.
Também em Bragança, o utilizador Udo Gonçalves partilhou um vídeo na rede social Twitter, referindo que "está a cair um pouco de neve".
Neste momento está a cair um pouco de #neve em #Bragança #Portugal 🇵🇹 pic.twitter.com/9mYE6gkjhg
— Udo Gonçalves (@udogoncalves) February 25, 2023
Portugal continental está, desde quinta-feira, sob influência de uma depressão em altitude, e à passagem de uma superfície frontal fria a meio da semana, que trouxe uma massa de ar polar que deverá permanecer até amanhã, revelou o IPMA.
A temperatura mínima deverá ser inferior a 10°C em todo o território, e negativa no interior Norte-Centro, onde poderá chegar até aos -2°C. Na Serra da Estrela, os termómetros poderão atingir os -5°C, diz o IPMA.
Leia Também: Alunos de Mogadouro regressam à escola após paragem devido à neve