O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, este domingo, o naufrágio que aconteceu hoje na costa de Calábria, na província de Crotone, no sul de Itália.
"O Presidente da República, chocado com mais este desastre, lamenta as dezenas de vidas humanas perdidas no mar, no terrível naufrágio nas costas da Cantábria, tendo enviado uma mensagem ao presidente italiano, Sergio Mattarella", lê-se numa nota partilhada na página da Presidência.
O balanço mais recente desta tragédia dá conta de, pelo menos, 59 mortes, anunciadas pela autarca da região, numa declaração à televisão francesa, e citada pela agência France-Press.
As operações de resgate continuam neste local, depois de, pelo menos 80 pessoas, terem sido resgatadas. De acordo com um comunicado da autarquia província de Crotone, citado pela publicação La Repubblica, havia entre 150 a 180 pessoas na embarcação, com origens turcas, paquistanesas, afegãs e somalis. O mesmo jornal explica ainda que uma das vítimas mortais era um bebé com poucos meses. A mesma nota refere ainda que os sobreviventes foram divididos por dois hospitais. Cerca de dez dos 80 sobreviventes serão menores, diz a nota citada pela publicação italiana. Já o Corriere Dela Sera refere que haverá 12 menores entre os sobreviventes.
Leia Também: As imagens das operações de resgate do naufrágio em Itália