Por causa do frio, a Câmara de Lisboa vai ativar o plano de contingência para pessoas em situação de sem-abrigo.
Assim, e segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, foi solicitada aos parceiros do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lisboa (NPISA Lisboa) a "antecipação da abertura dos Centros de Alojamento Temporário e, se possível, a sua abertura em permanência por 24 horas".
No mesmo sentido, será feito o reforço da distribuição de "alimentos e bebidas quentes, e de roupa e agasalhos", pelas entidades que procedem à Distribuição Alimentar e de Roupa, mas também o aumento da vigilância, por parte das Equipas Técnicas de Rua, na "identificação das necessidades das Pessoas em Situação de Sem Abrigo ao nível da alimentação, agasalhos e cuidados básicos de saúde".
"Em simultâneo, em colaboração com o Metropolitano de Lisboa, as estações de metro do Rossio, Santa Apolónia e Oriente irão estar abertas, previsivelmente, desde hoje, terça-feira, até sexta-feira, das 23h00 às 06h30", pode ler-se.
Contudo, o Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o Tempo Frio "não será, por agora, ativado, uma vez que não foi emitido pelo IPMA, nem o aviso laranja (quando os valores diários de temperatura mínima se apresentem entre 0º C a -1º C ≥ 48 horas) nem, sequer, o aviso amarelo (quando os valores diários de temperatura mínima se apresentem entre 3º C a 1º C ≥ 48 horas)", pode ler-se na nota da CML.
À população em geral, a autarquia deixa ainda o alerta para que mantenha o corpo hidratado e quente, protegido do frio; que mantenha a casa quente e que esteja especialmente atenta a todos os sinais que possam indiciar algum problema de saúde.
Leia Também: Portugal continental sob aviso amarelo até quinta-feira devido ao frio