Marinha lamenta morte do Almirante Ribeiro Pacheco
O antigo Chefe do Estado-Maior da Armada faleceu ontem, dia 27 de fevereiro, vítima de doença prolongada.
© Ministério da Defesa Nacional
País Marinha Portuguesa
Morreu o Almirante João Ribeiro Pacheco. O antigo Chefe do Estado-Maior da Armada faleceu ontem, dia 27 de fevereiro, vítima de doença prolongada, revela a Marinha Portuguesa esta terça-feira em comunicado. Tinha 88 anos.
Foi Chefe do Estado-Maior da Armada entre 28 de março 1994 e 1 de abril 1997, "com uma carreira brilhante ao serviço da Marinha".
Ingressou na Escola Naval em 1952 e ao longo da carreira desempenhou diversas funções no mar e em terra.
Comandou o NRP 'Canopus' e o NRP Almirante Magalhães Corrêa, especializou-se em Comunicações e em Fuzileiro Especial, tendo comandado o Destacamento nº 7 de Fuzileiros Especiais, em comissão na Guiné, onde se distinguiu pela sua ação em combate.
A missiva dá ainda conta de que foi Capitão dos Portos de Cabo Verde, comandante do Corpo de Fuzileiros, Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico, Superintendente dos Serviços do Pessoal, Diretor do Instituto de Defesa Nacional, entre outros cargos.
"Ao longo da sua vida, o Almirante Ribeiro Pacheco foi agraciado com diversas condecorações nas quais se incluem a Ordem da Torre e Espada, Medalha da Cruz de Guerra, Ordem Militar de Avis - Grã-Cruz, entre outras". revela a nota.
"A Marinha lamenta profundamente o falecimento do Almirante João José de Freitas Ribeiro Pacheco e envia as mais sentidas condolências à família enlutada", pode ler-se ainda no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Leia Também: Marinha acompanha passagem de navio russo na costa portuguesa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com