Dois ministros na reunião com sindicato do SEF na próxima segunda-feira
A reunião do Governo com o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF vai decorrer na próxima segunda-feira e envolver os ministros da Admnistração Interna e Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, disse à Lusa fonte do executivo.
© Global Imagens
País SEF
De acordo com a mesma fonte, a reunião deste sindicato com os ministros José Luís Carneiro e Ana Catarina Mendes vai decorrer a partir das 11h00 de segunda-feira no gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.
Às 12h00 será recebido o Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF), disse ainda a fonte do gabinete da ministra Adjunta.
A reunião foi marcada para a próxima segunda-feira uma vez que a ministra Ana Catarina Mendes se encontra em Nova Iorque a participar na 67.ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher.
O sindicato que representa os inspetores do SEF tinha pedido no domingo reuniões ao Governo para debater o que considerou ser a "indefinição do processo de extinção" daquele serviço de segurança, que está a "prejudicar a segurança e o desenvolvimento económico e social do país".
O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF/SEF) mostrou-se também preocupado com a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em agosto em Lisboa e deverá acolher cerca de 1,5 milhões de pessoas que vão passar pelas fronteiras portuguesas, e com a possibilidade da chegada de mais imigrantes ao país.
Para "garantir a segurança das fronteiras nos momentos próximos de grandes fluxos de entrada no país", o sindicato que representa os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras pediu reuniões urgentes a José Luís Careiro e a Ana Catarina Mendes, revelou à Lusa o presidente do SCIF/SEF.
No âmbito da reestruturação do SEF, as competências policiais vão passar para a PSP, GNR e PJ, enquanto as atuais atribuições em matéria administrativa relativamente a cidadãos estrangeiros passam a ser exercidas pela futura Agência Portuguesa para a Migrações e Asilo (APMA) e pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN).
A reestruturação do SEF foi decidida pelo anterior Governo e aprovada na Assembleia da República em novembro de 2021, tendo já sido adiada por duas vezes.
Leia Também: MAI aponta "para a próxima semana" reunião com sindicatos do SEF
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com