O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou, esta terça-feira, António Guterres pela atribuição do “prestigiado” Prémio Carlos V. Numa nota, publicada no site da Presidência, o chefe de Estado considerou tratar-se de um “reconhecimento pela sua brilhantíssima carreira internacional”.
“O Presidente da República felicita o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, pela atribuição do prestigiado Prémio Carlos V, pela Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste, Espanha, mais um reconhecimento pela sua brilhantíssima carreira internacional, em particular os seus mandatos à frente das Nações Unidas”, lê-se na nota.
A Presidência da República revelou ainda que Marcelo Rebelo de Sousa aceitou o convite para estar presente na cerimónia de entrega do prémio, “juntamente com o rei Filipe VI de Espanha”. O evento decorrerá no próximo mês de maio.
O português foi distinguido com o Prémio Europeu Carlos V, em Espanha, que reconhece os esforços desenvolvidos em prol do espírito europeu.
O nome de Guterres, distinguido na 16.ª edição do prémio, foi anunciado hoje em Mérida, Espanha, pela diretora-geral dos Assuntos Exteriores da Junta de Extremadura e presidente da Comissão Executiva da Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste, Rosa Balas.
O Prémio Carlos V da Fundação da Academia Europeia e Iberoamericana de Yuste distinguiu em anos anteriores o ex-chefe do governo espanhol Filipe González, a ex-chanceler alemã Angela Merkel e o líder russo Mikhail Gorbachov.
Leia Também: "Merecido reconhecimento". Costa felicita Guterres por prémio Carlos V