O lar da Lourinhã, investigado por suspeitas de maus-tratos a idosos, vai ser encerrado pela Segurança Social.
A informação, primeiramente avançada pela SIC Notícias, foi confirmada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social através de email enviado às redações.
O processo de realojamento será realizado de forma faseada, durante vários dias. O canal de televisão avança, ainda, que o proprietário do lar será notificado durante o dia de hoje, quarta-feira.
A tutela confirmou, na mesma nota, que a Segurança Social "iniciou o processo de transferência dos utentes em colaboração com os seus familiares".
"O Instituto da Segurança Social concluiu o processo de fiscalização ao Lar Delicado Raminho, no concelho da Lourinhã, tendo confirmado várias das situações denunciadas", acrescenta o comunicado.
Uma reportagem da SIC denunciou no domingo à noite maus-tratos a idosos do lar Delicado Raminho, na Lourinhã, no distrito de Lisboa.
De acordo com uma ex-funcionária, em causa estão o uso das mesmas luvas para o manuseamento de vários utentes, a existência de feridas por tratar, alimentação pobre e feita com restos de dias anteriores e falta de água quente para banhos aos utentes.
Segundo a informação divulgada, o Delicado Raminho é um lar privado, tem licença de funcionamento e pode receber até 78 utentes, tendo neste momento cerca de 60. Cada um paga, em média, 1.500 euros por mês.
O Ministério Público já instaurou um inquérito ao lar de idosos da Lourinhã por suspeitas de maus-tratos.
[Notícia atualizada às 10h57]
Leia Também: Lar de idosos da Lourinhã recebeu visita de acompanhamento em 2022