O Exército Português realizou na quarta-feira um exercício na Roménia, onde mais de 200 militares português estão destacados ao serviço das forças da NATO.
Através do Facebook, o ramo das Forças Armadas conta que o exercício ALEO 02 foi levado a cabo pela 2.ª Força Nacional Destacada na Roménia, ou 2FND CAtMec/ROU.
O exercício foi realizado "no âmbito da NATO 'Enhanced Vigilance Activities', inserido no treino de técnicas, táticas e procedimentos de Operações Ofensivas".
Em outubro de 2022, a 2FND CAtMec/ROU foi destacada ao abrigo da missão 'Tailored Forward Presence', da NATO, tendo viajado para a Roménia 166 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, com o objetivo de contribuir para as operações de "dissuasão e defesa da aliança no seu flanco sudeste", disse na altura o Estado-Maior-General das Forças Armadas.
No último ano, os contingentes nacionais com destino para a Roménia foram antecipados, por consequência da guerra na Ucrânia, com vários países da NATO a reforçarem a sua presença nos aliados mais a este, nomeadamente na Roménia, Polónia e países do Báltico.
Segundo o Exército, atualmente a 2.ª Força Nacional Destacada na Roménia "é composta por 211 militares, 186 homens e 25 mulheres, sendo 207 militares do Exército, três militares da Marinha e um militar da Força Aérea".
Leia Também: Militares portugueses integraram exercício da NATO na Roménia