O avião onde seguia a vice-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Kamala Harris, fez uma paragem na Base das Lajes, no arquipélago dos Açores, na madrugada deste domingo, avançou a SIC Notícias.
A aterragem ocorreu pelas 04h20 (hora de Lisboa) e o avião Air Force Two, da Força Aérea norte-americana, esteve em território nacional durante cerca de uma hora e meia para abastecer.
A segurança da base, localizada na ilha Terceira, foi reforçada com elementos da Polícia de Segurança Pública.
Está prevista a chegada de Kamala Harris a Acra, no Gana, este domingo, onde irá iniciar uma visita oficial a África.
De recordar que a vice-presidente dos Estados Unidos vai fazer uma visita de uma semana ao continente africano, em mais um passo pelos EUA de ter relações mais próximas com os países africanos, cada vez mais pressionados pela China.
A porta-voz de Kamala Harris, Kirsten Allen, disse que "a viagem irá fortalecer as parcerias dos Estados Unidos por África e avançar os esforços partilhados nos temas da segurança e da prosperidade económica".
Kamala Harris, que fez história ao tornar-se na primeira mulher e na primeira pessoa negra a assumir o cargo de vice-presidente dos EUA, vai começar a visita pelo Gana, onde estará entre os dias 26 [hoje] e 29 de março. Entre os dias 29 e 31 estará na Tanzânia e, entre os dias 31 de março e 1 de abril, passará pela Zâmbia, país que visitou como criança e onde a sua própria avó trabalhou.
Segundo a sua equipa, Harris irá abordar a democracia, o empoderamento e direitos de mulheres no continente africano, a segurança alimentar e as alterações climáticas, estando previstas conversas com "jovens líderes, representantes empresariais, empreendedores e membros da diáspora africana".
Leia Também: Kamala Harris vai visitar países em África, com China no pano de fundo