Simão Correia, diagnosticado com leucemia em setembro do ano passado, vai receber o transplante de medula no próximo mês de abril.
O jovem de 23 anos, que ficou conhecido por usar a música e as redes sociais para apelar a que mais pessoas doem medula óssea, contou a novidade em entrevista à rádio RFM.
O dador vai ser o pai do jovem, apesar de ter apenas "58% de compatibilidade".
O ideal seria ter encontrado "um dador não relacionado, com 90 ou 100% de compatibilidade". Mas, segundo Simão, "por significar a cura e por hoje em dia ser já possível fazerem-se transplantes com esta compatibilidade a partir dos progenitores, iremos avançar para esta hipótese".
O jovem vai ser internado no dia 29 de abril e o transplante deverá acontecer dias depois. Até lá, Simão deverá tomar medicação para facilitar que o corpo não recuse a medula.
Doar medula óssea é um procedimento semelhante a doar sangue. Pode-se inscrever como potencial doador de medula óssea no Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa, no Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra e Centro de Sangue e da Transplantação do Porto.
Também pode fazê-lo nas brigadas móveis do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) - sendo que pode consultar onde estão as brigadas em dador.pt. Pode ainda consultar o site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) para mais informações.
Leia Também: Simão agarra-se à música enquanto espera por um dador que o salve