O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu, na quinta-feira, à antestreia do filme 'Sombras Brancas', que decorreu na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.
O filme é realizado "por Fernando Vendrell, uma obra sobre José Cardoso Pires, numa viagem pela memória que se torna, inevitavelmente, numa incursão na vida e obra de um dos mais importantes escritores portugueses do século XX", lê-se numa nota no site da Presidência.
Na mesma nota, é ainda referido que Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se, no âmbito deste evento, com a viúva do escritor, Maria Edite Pereira. Mas na antestreia terão também estado mais membros das família do autor, que morreu em 1998.
Marcelo esteve também reunido com as filhas e netos do Prémio Pessoa, assim como com alguns atores como Rui Morisson, Natália Luiza, Rafael Gomes, Ana Lopes e Maria João Bastos, que fazem parte do elenco do filme, rodado no final de 2020, e montado em plena pandemia de Covid-19, e montado no 2.º confinamento geral, em 2021. d«
"É uma obra única do ponto de vista literário e humano e reparto com o escritor esta obsessão da importância da memória como evidência do humano", afirma Fernando Vendrell na nota de intenções", afirmou o realizador numa nota de intenções emitida ainda no início deste ano. O filme estreia a 20 de abril.
"É uma biografia invulgar do escritor, referenciando muito o universo da escrita dele, até do universo visual, as amizades, as dificuldades que teve, a censura. Traço assim uma espécie de pórtico estranhíssimo. No filme, estamos na cabeça do escritor, onde memória, ficção e imaginário se misturam", contou Vendrell.
Leia Também: Rita Ora, Rebecca Ferguson e Alyosha atuam nas 'semis' da Eurovisão