Numa curta declaração, o autarca, que está no local a acompanhar o esforço dos mais de 170 operacionais, confirmou que "por razões de segurança foram evacuadas 15 casas" e que "não há registo de feridos".
Marco Martins aproveitou ainda a conversa para pedir às pessoas para "que não se desloquem para o local" porque o incêndio "está descontrolado" na fábrica onde existem "matérias químicas e produtos inflamáveis".
Segundo o autarca, "há três armazéns da fábrica tomados pelas chamas" e, embora estejam "lentamente a diminuir", "o incêndio não está controlado".
Marco Martins sugeriu que a origem do incêndio terá sido "uma explosão num dos armazéns", mas que ainda é cedo para chegar a conclusões. As casas evacuadas "estavam em risco e o risco ainda não está excluído", acrescentou.
O incêndio na fábrica da Sociedade Portuense de Drogas, em São Cosme, Gondomar, no distrito do Porto, iniciou-se cerca das 17h40 e o esforço dos bombeiros está em evitar que as chamas "atinjam os silos de combustível", explicou à Lusa o adjunto do comando dos Bombeiros de Valbom, Manuel Viana.
Segundo a página da Proteção Civil, pelas 19h10 estavam no combate às chamas 172 operacionais e 58 viaturas.
Leia Também: Autoridades mandam evacuar casas próximas de fábrica que arde em Gondomar