1, 2, 3, 4, 6 + 7. Foi esta a chave do sorteio do Totoloto de quarta-feira que deixou o país a 'coçar a cabeça'. Isto porque, na combinação vencedora, faltou apenas o número 5 para ser um resultado sequencial. Além disso, quatro pessoas acertaram no 'jackpot', tendo amealhado 3.087.482,97 euros. Mas é improvável? Segundo professores de matemática, não.
Manuel Scotto, professor catedrático do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, adiantou, em declarações ao Notícias ao Minuto, que a probabilidade de ter sido esta a combinação vencedora é a mesma do que qualquer outra, já que "todas as chaves são improváveis".
"A probabilidade é mesma do que todas as outras chaves. Todas as chaves são improváveis, mas as pessoas tendem a não gostar de chaves que pareçam demasiado fáceis", esclareceu.
O facto de quatro pessoas terem acertado também não causou espanto ao professor, reiterando que teriam a mesma probabilidade de acertar "com todas as chaves" neste tipo de jogo de azar.
"Todas as chaves são improváveis", reforçou.
"Parece incrível, mas a verdade é que a probabilidade de sair esta chave ou qualquer outra é exatamente a mesma. A Matemática não engana", escreveu também o professor José Carlos Pereira, na rede social Facebook.
Face à incredulidade e dúvida dos internautas nos comentários, o matemático equacionou que "deve ter havido muitas outras chaves que nunca saíram".
"Será a que chave 1, 17, 23, 30, 40 + 7 já saiu alguma vez?", questionou, apontando ainda que esta combinação "é tão estranha como sair 4, 17, 28, 35, 40 + 31".
De notar que, além dos quatro vencedores do primeiro prémio, outras 12 pessoas acertaram em cinco números, arrecadando 1.998,04 euros.
Nota: A divulgação destes resultados não dispensa a consulta na página oficial dos Jogos Santa Casa.
Leia Também: 1, 2, 3, 4, 6 + 7. Esta foi a chave (insólita) do sorteio do Totoloto