Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

GNR identifica 20 voos de drones não autorizados no Santuário de Fátima

Força de segurança faz balanço "muito positivo" da operação, que decorreu entre 4 e 14 de maio.

GNR identifica 20 voos de drones não autorizados no Santuário de Fátima
Notícias ao Minuto

08:01 - 16/05/23 por Notícias ao Minuto

País Peregrinação Segura

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 4 e 14 de maio, a operação 'Peregrinação Segura 2023', nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, tendo realizado um total de 1.420 ações e aplicado 599 autos de contraordenação ao Código da Estrada.

Em comunicado, esta terça-feira, a força de segurança revelou aquele que foi o balanço desta operação, que tinha o objetivo de assegurar a "segurança rodoviária e fluidez do trânsito", de forma a "apoiar e garantir a segurança dos peregrinos e prevenir a atividade criminal, através do reforço do policiamento no Santuário e zonas envolventes".

Durante toda a operação foram realizadas 1.420 ações, destacando-se 535 ações de apoio aos peregrinos em deslocamento. 

No que diz respeito ao trânsito, a GNR fiscalizou 6.054 condutores e foram levantados 599 autos de contraordenação ao Código da Estrada. Foram registadas 107 infrações por excesso de velocidade e detidas sete pessoas por condução sob o efeito do álcool.

A força de segurança recorda ainda que, no decorrer desta operação, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, "nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal". Estiveram ainda em reforço, "meios a cavalo, binómios cinotécnicos, meios de ordem pública, de operações especiais e de inativação de engenhos explosivos. Estiveram ainda empenhados da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), a equipa que opera os Unmanned Aerial Vehicle (UAV)".

Como apoio aos peregrinos internacionais, a Guarda "manteve no recinto patrulhas de Tourist Suport Patrole contou com a colaboração da Guardia Civil".

Como ocorrências mais significativas a GNR registou 20 voos de drones não autorizados e cinco pilotos identificados, 17  pessoas perdidas e posteriormente localizadas, 11 extravio de documentos, dez extravios de carteiras e nove recuperadas e um falso mendigo identificado.

A GNR faz um balanço "muito positivo" da operação, "sem incidentes de revelo a registar".

"Neste evento que contou com a presença de cerca de 450.000 pessoas (de acordo com os dados do Santuário de Fátima), a Guarda agradece a todos os peregrinos e visitantes de Fátima, pelo cumprimento das regras de segurança implementadas", lê-se.

Leia Também: Despiste de pesado corta EN2 em São Brás de Alportel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório