A Guarda Nacional Republicana (GNR) alertou, esta segunda-feira, para o tempo que é necessário até eliminar o álcool ingerido do organismo. Numa nota, publicada nas redes sociais, a autoridade afirma tratar-se de um "processo muito lento".
Segundo um exemplo apresentado pela GNR, "um indivíduo que tenha atingido uma taxa de alcoolemia no sangue (TAS) de 2 g/l à meia-noite, só às 20 horas do dia seguinte é que o seu organismo consegue eliminar completamente o álcool no sangue".
A autoridade referiu ainda que "em circunstâncias médias e normais, decorridas 12 horas, a TAS ainda se encontra nas 0,8g/l, valor bem acima da taxa legal permitida".
Sublinhe-se que, segundo o Código da Estrada, um condutor com uma TAS - avaliada com base no número indicador de gramas de álcool presentes em cada litro de sangue (g/l) - igual ou superior a 0,5 incorre uma contraordenação grave.
Já uma TAS igual ou superior a 0,8 g/l corresponde a uma contraordenação muito grave e igual ou superior a 1,2 g/l é considerado crime.
Leia Também: GNR resgatou 151 migrantes ao largo de Itália. 35 eram crianças