Na sequência de uma operação internacional de combate ao tráfico de estupefacientes, ocorrida nos últimos dias, em conjunto com as autoridades do Uruguai, Itália e Espanha, a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu uma "considerável quantidade de cocaína" proveniente do Uruguai, já em território português.
No decurso da ação - denominada como 'Operação Íris' - "foi possível proceder à apreensão, em território nacional e no Uruguai, de considerável quantidade de cocaína que se encontrava cuidadosamente dissimulada em 6 (seis) pranchas de surf, que haviam sido despachadas por carga aérea, daquele país da América Latina para Portugal", refere a PJ em comunicado.
A nota acrescenta ainda que três homens foram detidos, sob "fortes suspeitas de integrarem um grupo criminoso, dedicado ao tráfico de cocaína entre a América Latina e o Continente Europeu".
Duas das detenções ocorreram em flagrante delito em Portugal, enquanto o terceiro suspeito foi intercetado em Itália, na sequência "do cumprimento de um mandado de captura internacional emitido pelas autoridades do Uruguai".
Os dois suspeitos detidos em território nacional foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva.
A PJ continua a investigar.
Leia Também: Detidos cinco suspeitos de tráfico de droga numa freguesia de Famalicão