O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou com o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) e exprimiu "toda a solidariedade em relação ao anúncio de um concurso para oficiais da PSP".
Numa nota no site da Presidência, o chefe de Estado enalteceu ainda "a atuação desta Instituição neste contexto".
Recorde-se que a Polícia de Segurança Pública revelou, na segunda-feira, que encaminhou para o Ministério Público "diversos comentários de teor racista" feitos numa publicação da autoridade nas redes sociais sobre o 40.º Curso de Formação de Oficiais da Polícia, que ilustrou com a imagem de um agente.
Num comunicado, enviado esta segunda-feira às redações, a PSP revela ter sido elaborado um auto de notícia, que foi remetido ao Ministério Público, "com referência aos factos apurados até ao momento e à informação que se considera ter relevância criminal". Foram ainda remetidos à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, "os comentários que consubstanciam infração de natureza contraordenacional por ser da competência desta entidade".
Após a publicação, feita na passada sexta-feira, 16 de junho, foram vários os comentários de teor racista que surgiram na publicação. "O concurso também está aberto a homens brancos portugueses?" ou "parece-me que alguém trocou a foto do polícia e do ladrão", são alguns dos exemplos.
Leia Também: PSP encaminhou para o MP caso de comentários racistas nas redes sociais