No Azerbaijão existe uma terra que arde, segundo os historiadores, "há mais de 4 mil anos". Chama-se Yanar Dag – que significa 'montanha em chamas'- e fica localizada na Península de Absheron.
A Yanar Dag é uma das atrações turísticas mais visitadas do país. E percebe-se porquê. "Nem a chuva, nem a neve ou o vento" conseguiram algum dia apagar a chamas que "dançam incansavelmente" ao longo de cerca de 10 metros de uma encosta já por si muito quente, como explicou o guia turístico local Aliyeva Rahila à CNN internacional.
Durante a mesma entrevista, Aliyeva recordou ainda que a 'montanha em chamas' é um dos vários incêndios "espontâneo" que, ao longo de milénios, fascinou e assustou os visitantes do Azerbaijão, tal como documentou Marco Polo, quando passou pelo país, no século XIII.
Trata-se, segundo o guia, de um efeito colateral das "abundantes reservas de gás natural" do Azerbaijão, "que às vezes vazam para a superfície". Muitos acabaram por se extinguir devido à redução da pressão do gás no subsolo, mas a Yanar Dag nunca se apagou até hoje.
Leia Também: Nagorno-Karabakh. Rússia diz não existir alternativa à mediação russa