Nunca tinha sido registada uma temperatura tão alta na ilha da Madeira em junho. Na segunda-feira, dia 26 de junho, foi atingido um recorde para este mês, quando se sentiram 37,4 graus.
A informação, dada pela RTP Madeira, cita dados do Observatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), salientando ainda que, em vários pontos da ilha, as temperaturas superaram ontem os 30 graus celsius.
Também a página especializada 'Meteo Trás-os-Montes' sublinhou este facto, colocando no Twitter a informação: "Ontem, a Madeira registou a temperatura mais elevada desde que há registos, 37,4°C e hoje poderá superar novamente o extremo absoluto da ilha, só faltam 6 décimas".
️ CALOR RECORDE NA MADEIRA
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) June 27, 2023
Ontem a Madeira registou a temperatura mais elevada desde que há registos, 37.4°C e hoje poderá superar novamente o extremo absoluto da ilha, só faltam 6 décimas.@extremetemps pic.twitter.com/QjNGWY30cI
De recordar que a costa sul da Madeira vai manter-se sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20h00 de hoje.
A previsão do IPMA aponta para os próximos dias no arquipélago da Madeira temperaturas máximas da ordem dos 30 graus Celsius, que nas vertentes sul podem atingir os 35 graus.
O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente.
Já no que ao que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou esta terça-feira a ilha da Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.
Leia Também: Onze distritos sob aviso amarelo devido ao calor (e um a vermelho)