O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, em audiência, no Palácio de Belém, representantes das Associações da Comunidade Cigana Portuguesa e elementos da comissão coordenadora com vista à evocação, no biénio 2025-2026, do quinto centenário da perseguição aos portugueses ciganos.
Esta iniciativa, revela uma nota no site da Presidência da República, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que também integra a Comissão de Honra.
"Trata-se de uma ocasião para relembrar o sofrimento e injustiça sofridos pelas portuguesas e portugueses ciganos nesses cinco séculos", relembrou Marcelo Rebelo de Sousa, que frisou que serve também para celebrar "mais de meio milénio de vida cigana portuguesa e o respetivo contributo para a cultura e identidade nacionais".
Esta mensagem foi já passada pelo Presidente da República no passado dia 1 de dezembro, ao recordar o reconhecimento do próprio Rei D. João IV, "aos portugueses ciganos que deram a vida pela independência nacional" e mais recentemente, a 24 de junho, por ocasião do Dia Nacional do Cigano.
"Além de uma evocação do passado, a iniciativa ajudará a construir futuro, em áreas tão relevantes como a integração na educação, cultura, trabalho e habitação, convocando a participação da sociedade civil, do poder político central e local e dos parceiros económicos e sociais", pode ler-se por fim.
Leia Também: Insultos racistas interrompem Spezia-Torino: "Cigano, macaco, preto..."