Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém estão, esta quarta-feira, em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Na verdade, este alerta manter-se-á elevado pelo menos até domingo, devido ao tempo quente. A Proteção Civil recordou, por isso, as medidas que deverá tomar para se manter em segurança.
O organismo lembrou, através da rede social Facebook, que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2023) está em vigor até ao dia 30 de setembro, “com um total de 13.891 elementos afetos, um crescimento de 7,5 % face ao mesmo período de 2022, e de 42 % face a 2017”.
“Estes elementos estarão repartidos por 3.084 equipas (mais 22 equipas do que em 2022) e serão apoiados por 2.990 veículos (mais 157 veículos do que em 2022). Desde 1 de julho que o DECIR conta com 67 meios aéreos”, apontou ainda.
Siga as recomendações:
- "É proibido fazer queimada extensiva sem autorização. Informe-se na câmara municipal ou através do 808 200 520;
- Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia. Informe-se na Câmara municipal ou através do 808 200 520;
- Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
- Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
- Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos".
Sublinhe-se que os concelhos de Portimão, Monchique, Silves, Faro, São Brás de Alportel, Tavira (Faro), Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Fundão, Covilhã (Castelo Branco), Mação, Vila Nova da Barquinha, Tomar (Santarém) são aqueles em perigo máximo de incêndio.
Contudo, o IPMA colocou também mais de 60 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.
Leia Também: Máximas chegam aos 34ºC. Há 19 concelhos em risco máximo de incêndio