As temperaturas vão aumentar consideravelmente a partir desta segunda-feira, depois dos avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e, no Alentejo e no Algarve, as temperaturas deverão atingir os 40 graus Celsius, chegando mesmo a ultrapassar essa marca em concelhos como Mértola ou Castro Verde.
No seu site, o IPMA emitiu um alerta amarelo para o distrito de Faro, avisando para a "persistência de valores elevados da temperatura máxima".
Os concelhos onde se vão registar as temperaturas mais elevadas deverão ser Alcoutim e Portimão, onde o IPMA prevê 40 graus e 38 graus, respetivamente. Outros concelhos, como Albufeira, Castro Marim, Faro, Loulé, Monchique, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, devem registar temperaturas a rondar os 35 graus.
Se tencionar ir à praia, recomenda-se um protetor solar muito forte, já que várias praias da costa algarvia deverão registar uma temperatura máxima superior a 35 graus. Para a praia da Rocha e para a praia do Carvoeiro, por exemplo, estão previstos 37 graus.
#Tempo: De 10 a 16 de julho prevê-se uma semana de tempo quente no Sul, com provável emissão de avisos de tempo quente. T. Máx. entre os 28°C e 36°C no interior Norte e Centro, 33°C e 40°C no Sul, 22°C e 28°C no litoral Oeste, 30°C e 39°C no litoral Sulhttps://t.co/f5vwCEwCxE pic.twitter.com/pNuucPDxGb
— IPMA (@ipma_pt) July 7, 2023
Já no Alentejo, em particular no distrito de Beja, o instituto não emitiu qualquer alerta, mas a região deverá registar sem surpresa as temperaturas mais elevadas do país.
Quase todos os concelhos vão ver os seus termómetros ultrapassar os 35 graus, enquanto que os concelhos de Moura, Serpa e Vidigueira chegarão aos 40 graus. As regiões mais quentes do país deverão ser Barrancos e Castro Verde, onde a temperatura máxima prevista é de 41 graus.
Além do tempo quente, o IPMA colocou para esta segunda-feira mais de 30 concelhos nos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Guarda em perigo máximo de incêndio rural, sendo que o perigo de incêndio vai manter-se elevado até pelo menos sexta-feira.
Leia Também: Mais de 30 concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio