"Preventivamente". Minipreço tira tortilhas de grupo espanhol em Portugal

Tortilhas embaladas do grupo Palacios estão ligadas a pelo menos cinco casos confirmados de botulismo em Espanha.

Notícia

© iStock

José Miguel Pires
21/07/2023 15:41 ‧ 21/07/2023 por José Miguel Pires

País

Supermercados

As tortilhas de batata com cebola embaladas do grupo espanhol Palacios - que, em Espanha, serão responsáveis por, pelo menos, cinco casos de botulismo - não estarão, temporariamente, disponíveis nas prateleiras das lojas Minipreço em Portugal, revelou ao Notícias ao Minuto fonte do Departamento de Relações Exteriores da Dia Portugal.

"A Dia Portugal decidiu, de forma voluntária, retirar de imediato este produto das lojas Minipreço como medida preventiva, dado que não foi detetado nenhum caso em Portugal", lê-se na resposta em escrito da cadeia de supermercados, após o grupo ter, em Espanha, retirado o produto das prateleiras, pedindo aos consumidores que evitem ingerir estas tortilhas.

Mais, a Dia Portugal reforça na sua resposta que "até ao momento, não tem registo de nenhum caso relacionado com este produto nas suas lojas", e que "a segurança dos seus clientes é prioritária".

O Notícias ao Minuto questionou também a cadeia Auchan, que, em Espanha, faz parte da lista de supermercados que retiraram das suas prateleiras este produto, bem como os supermercados Apolónia, que vendem este produto em Portugal, mas não obteve resposta até ao momento. Também a ASAE foi questionada sobre a existência de casos em Portugal, não tendo ainda sido possível obter resposta.

Segundo o jornal espanhol El Mundo, contam-se, até agora, em Espanha, sete casos de botulismo ligados ao consumo deste produto, dos quais cinco foram confirmados. Dois ligados a cidadãos italianos, que consumiram este produto em Valladolid, um nas Astúrias, um na Galiza e um em Madrid. Há ainda dois casos suspeitos em Málaga e na Comunidade Valenciana.

O botulismo, entenda-se é "uma doença rara, possivelmente letal, causada pela bactéria Clostridium botulinum", segundo explica a CUF no seu website.

[Notícia atualizada às 18h57]

Leia Também: Grupo espanhol retira tortilhas das prateleiras após surto de botulismo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas