Ao fim de cerca de 120 dias de missão, o submarino português NRP Arpão já está a caminho de Portugal. Na verdade, e segundo a Marinha Portuguesa, a embarcação já deixou Casablanca, em Marrocos, e deverá chegar a Lisboa já na terça-feira.
“E agora é rumo a Lisboa! O submarino Arpão já largou de Casablanca e navega agora em direção a Portugal, onde se prevê que chegue à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, na próxima terça-feira, dia 1 de agosto”, escreveu a entidade, na rede social Facebook.
E prosseguiu: “Será o culminar de uma missão histórica que levou, pela primeira vez, o submarino da Marinha ao Atlântico Sul. Máquinas a vante, estamos todos à vossa espera, pessoal. Votos de boa missão.”
Recorde-se que o submarino partiu no dia 4 de abril da Base Naval de Lisboa rumo à maior viagem do Atlântico Sul da sua história, tendo passado por dois continentes e cinco países, num total de cerca de 2.500 horas de navegação.
O desafio, que faz parte da Iniciativa Mar Aberto 23.2, tinha como objetivo "desenvolver ações de cooperação bilateral e multilateral, e de presença e diplomacia naval, nomeadamente, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné e Iniciativa 5+5 Defesa, com Marrocos", além de contribuir "para a segurança marítima numa área de operações situada no Oceano Atlântico Sul, compreendida entre a costa do Brasil e a Costa ocidental Africana".
Assista ao momento da largada na galeria acima.
Leia Também: Submarino Arpão em "tirada para a história": Navegará 29 dias em imersão