O Airbus A320 neo da companhia aérea ITA Airways, que transportava o Papa Francisco e que aterrou pelas 9h45 no Aeródromo de Trânsito n.º 1, em Figo Maduro, foi acompanhado por dois caças F-16 desde a sua entrada no espaço aéreo português, que ocorreu pelas 9h12.
Nas imagens, às quais poderá aceder na galeria acima, é possível ver uma das aeronaves logo atrás do avião papal, onde seguia a comitiva do Sumo Pontífice.
Durante o voo até Lisboa, o Papa Francisco teve a oportunidade de cumprimentar todos aqueles que seguiam a bordo, tendo considerado que regressará "rejuvenescido" a Itália, após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que dura até domingo.
Apoiado por uma bengala e rodeado de seguranças e responsáveis de comunicação do Vaticano, Francisco parou em todas as filas, onde todos os jornalistas lhe foram apresentados, cumprimentando um por um.
Antes da partida para Lisboa, o Papa Francisco cumprimentou cerca de 15 pessoas, entre elas jovens que se encontram numa "comunidade de reabilitação" e que, por isso, não podem participar da JMJ, e ainda três avós e os seus netos.
"Este encontro, bem como o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que acaba de ser celebrado, sublinha a ligação entre gerações, que se podem apoiar e aprender umas com as outras", adiantou a Santa Sé, em comunicado.
O Papa foi recebido na base de Figo Maduro pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como por duas crianças de 7 anos, filhos de duas militares.
"É uma das pessoas mais importantes. [...] Disse-nos 'Deus vos abençoe'", contaram os menores, que terão sido presentados com um terço.
Leia Também: Papa distribuiu sorrisos, bênçãos e até fez piadas a jornalistas no voo