"Ontem [terça-feira] foram totalmente superadas as expectativas de afluência de peregrinos e jovens no Parque Eduardo VII, rebatizado para a JMJ de Colina do Encontro. Cerca de 200 mil pessoas terão assistido à missa que aí se realizou", referiu.
Na conferência de imprensa diária sobre a operação de segurança da JMJ, Artur Querido sublinhou que prevaleceu "um extraordinário ambiente de concórdia e amizade" na missa presidida pelo cardeal-patriarca Manuel Clemente, que se traduziu "numa maré alta de peregrinos".
No que toca ao evento que decorreu na terça-feira no Passeio Marítimo de Algés, foram contabilizadas "cerca de 70 mil pessoas", sobretudo peregrinos de nacionalidade francesa, "quando eram esperadas 40 mil".
"Em paralelo decorreram eventos com menor ocorrência, como o Festival da Juventude e Cidade Alegria. Esses eventos decorreram sem incidentes de segurança dignos de registo", acrescentou.
Nesta ocasião, o porta-voz do SSI sublinhou ainda que o Papa Francisco, que chegou a Lisboa um pouco antes das 10h00 da manhã, foi recebido "com grande serenidade".
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa até domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica.
Leia Também: JMJ. Jovem croata internado no Santa Maria com lesão devido a mergulho