Uma onda de calor que assolou, nos últimos dias, a Coreia do Sul causou constrangimentos à realização do 'World Scout Jamboree', um evento de escotismo que decorre na cidade de Buan. Ao Notícias ao Minuto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros assegurou que a "Embaixada de Portugal em Seul está a acompanhar a situação" dos portugueses presentes neste encontro.
O fenómeno meteorológico levou a que milhares de participantes tivessem de abandonar o evento, com várias centenas deles a terem recebido tratamento hospitalar devido ao calor excessivo, segundo a imprensa internacional.
A comitiva portuguesa no evento engloba mais de 700 escoteiros. Segundo a tutela, a embaixada portuguesa em Seul está "em contacto com as autoridades locais e com os participantes portugueses, que se encontram todos bem".
O Ministério dos Negócios Estrangeiros avançou ainda ao Notícias ao Minuto que as "autoridades coreanas comprometeram-se a melhorar as condições no campo", nomeadamente através da "distribuição de mais água gelada e da melhoria das instalações no combate ao calor".
A informação sustenta o já avançado pelo The Guardian, que deu conta de que a Coreia do Sul investiu fortemente para melhorar as condições existentes no encontro. O presidente, Yoon Suk Yeol, chegou mesmo a encomendar autocarros com ar condicionado “ilimitado”, camiões carregados de água fria e equipas sanitárias de grandes dimensões.
O evento começou esta semana e reúne 43 mil escoteiros, com idades entre os 14 e os 18 anos, de 158 países.
As autoridades sul-coreanas emitiram o alerta de calor mais alto em quatro anos, numa altura em que as temperaturas em algumas partes do país ultrapassaram já os 38°C esta semana. Durante o fim de semana, as temperaturas previstas para o local do encontro de escoteiros deverão chegar aos 34ºC.
"A Embaixada em Seul irá continuar a acompanhar, diariamente, as condições em que se encontram os escoteiros portugueses, que participam no Jamboree", explicou ainda o Ministério liderado por João Gomes Cravinho.
Leia Também: Milhares de escoteiros abandonam evento na Coreia do Sul devido ao calor