Depois de seis distritos de Portugal continental terem estado sob aviso vermelho devido ao calor durante esta segunda-feira, para amanhã, terça-feira, é esperada uma descida da temperatura. No entanto, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há alguns distritos a registar 41ºC.
Os distritos mais quentes serão os de Évora e Castelo Branco, com uma temperatura máxima de 41ºC, de Beja (40ºC), e de Bragança, Vila Real, Santarém e Portalegre (39ºC).
No lado inverso, Viana do Castelo registará a temperatura máxima mais ‘fresca’, de 28ºC. Segue-se o Porto, Setúbal, Sines e Sagres (29ºC).
Num comunicado, o IPMA informou que "o estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado no Golfo da Biscaia e de uma depressão centrada a sudoeste da Península Ibérica, originando uma circulação de leste o que permite a ocorrência de tempo quente e seco".
Desde dia 5, assiste-se a "uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, salientando-se alguns locais das regiões Centro e Sul, com valores observados superiores a 40°C".
"Até dia 9, a temperatura máxima deverá variar entre 32 e 40°C na maior parte do território, com exceção da faixa costeira ocidental, podendo atingir valores entre 40 e 43°C no interior. Neste período, as noites deverão também ser quentes, com valores da temperatura mínima acima de 20°C em parte significativa do território", informa o IPMA.
Já a partir de amanhã, dia 8, "prevê-se uma rotação do vento para o quadrante sul e, por conseguinte, uma descida gradual dos valores de temperatura, descida essa que deverá ocorrer na região Sul e no litoral Norte e Centro no dia 8, estendendo-se gradualmente ao restante território nos dias 9 e 10".
Leia Também: Flores e Corvo com aviso amarelo por chuva forte a partir de terça-feira