Interior Norte e Centro e região do Algarve em perigo máximo de incêndio
Cerca de 60 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
© Global Imagens
País Incêndios
De acordo com o IPMA, estão em perigo máximo estão cerca de 60 concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.
Em perigo muito elevado o IPMA colocou cerca de 80 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Guarda, Viseu, Porto, Vila Real e Braga.
Já em perigo elevado está quase toda a região do Alentejo, cinco concelhos algarvios, sete no distrito de Lisboa, três no de Santarém, quatro em Leiria, seis em Aveiro, dois em Coimbra, cinco no Porto, em Vila Real, três em Braga e um em Viana do Castelo.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para hoje, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima, em especial no interior, e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Sul, sendo acentuada no sotavento algarvio. O vento será de noroeste durante a tarde, sendo por vezes forte na faixa costeira a sul do Cabo Espichel.
Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 14º Celsius (Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu) e os 22ºC (Faro) e as máximas entre os 24ºC (Viana do Castelo) e os 38ºC (Faro).
Leia Também: Incêndios. SIRESP sem problemas de abastecimento de energia em Odemira
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com