O funeral de Luca Re Sartú, o jovem italiano que morreu após participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, vai realizar-se na sexta-feira.
Segundo a imprensa italiana, as cerimónias fúnebres estão agendadas para a manhã de 18 de agosto, exatamente uma semana após a morte do jovem, natural de Varese, Lombardia, e serão realizadas na igreja paroquial de Sant'Ilari, onde Luca era catequista.
Recorde-se que o jovem morreu na tarde de sexta-feira, no hospital, dias depois de regressar da JMJ em Lisboa.
O jovem terá contraído uma infeção pela bactéria Staphylococus, num acampamento com outros peregrinos na capital portuguesa, onde começou a ficar doente, com febre alta e cansaço extremo, atribuídos, inicialmente, à agitação dos dias anteriores. Contudo, quando aterrou no aeroporto de Bérgamo, em Itália, na quarta-feira, o seu estado de saúde piorou e foi levado imediatamente para o hospital.
Segundo relatou o pai de Luca, nas urgências do hospital o jovem sofreu uma "paragem cardíaca" e foi depois transferido para o hospital em Monza, onde morreu na sexta-feira. Aguarda-se agora o resultado da autópsia, que foi realizada na segunda-feira.
O exame foi solicitado pelos profissionais de saúde para esclarecer a causa da morte, que terá ocorrido por septicemia.
Nestes dias, a comunidade tem-se unido em vários momentos de oração.
Leia Também: Italiano morre após participar na JMJ em Lisboa. Jovem contraiu infeção