O navio da Marinha Portuguesa, o NRP Setúbal, que integrou a Força Nacional Destacada (FND), regressou na manhã deste sábado à Base Naval de Lisboa, após o término da missão 'Mar Aberto'.
Os militares foram recebidos numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, o chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo e outras entidades.
"Ao longo dos quatro meses de missão, o navio realizou 1.498 horas de navegação, percorreu 17 mil milhas náuticas (cerca de 32 mil quilómetros), visitou 11 países, cerca de 14 portos diferentes e participou nas Comemorações do Dia de Portugal que decorreram na África do Sul, na Cidade do Cabo", referiu a Marinha Portuguesa em comunicado, acrescentando que o NRP Setúbal conta com uma guarnição de 67 militares e é atualmente comandado pelo capitão-de-fragata Aristides Pereira da Costa.
"A iniciativa 'Mar Aberto' visa contribuir para a manutenção das relações de cooperação e satisfazer os compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC – UE)", destaca, por fim, a nota.
Leia Também: Marinha acompanhou passagem de navio russo ao largo da costa portuguesa