O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, revelou esta terça-feira que se encontra a acompanhar o Presidente da República durante a sua visita de Estado na Polónia.
Numa nota publicada na rede social X (antigo Twitter), Cravinho declarou que "o primeiro dia foi dedicado à cultura e à língua portuguesa" e, durante o dia de hoje, "terão lugar os encontros políticos".
De recordar que o Presidente da República iniciou na segunda-feira uma visita oficial de dois dias à Polónia, que inclui encontros com altas individualidades do país, entre as quais com o seu homólogo, Andrzej Duda, e com a comunidade portuguesa.
O programa começou com um encontro com estudantes na Universidade de Varsóvia, ao qual se seguiu uma visita guiada à exposição 'Centenário das Relações Diplomáticas Portugal-Polónia', na capital polaca. Um encontro com a comunidade portuguesa na Polónia, na Biblioteca Nacional de Varsóvia, e a inauguração da sala de leitura de língua portuguesa completaram o primeiro dia da visita de Marcelo.
Para hoje está previsto um almoço entre Marcelo e Duda, mas também com os líderes da câmara baixa do parlamento polaco, Elzbieta Witek, e do Senado, Tomasz Grodzki.
Na Polónia acompanhando a Visita de Estado do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. O primeiro dia foi dedicado à cultura e à língua portuguesa, hoje terão lugar os encontros políticos. pic.twitter.com/cIM1KdpxLV
— João Cravinho (@JoaoCravinho) August 22, 2023
Em junho do ano passado o Presidente da República foi convidado pelo homólogo polaco a visitar o país.
"A Polónia tem um papel muito importante, está situada, geograficamente, num ponto muito sensível e, portanto, como compreendem tudo o que diga respeito à Europa, em particular neste momento, é importante e foi tratado", afirmou na altura Marcelo Rebelo de Sousa.
Leia Também: Marcelo em Varsóvia com encontros com homólogo e comunidade portuguesa