A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) desenvolveu um formulário online que permite o autoagendamento dos utentes para a vacinação contra a mpox.
Segundo a ARSLVT, o "formulário esclarece sobre os critérios de elegibilidade e permite autoproposta de agendamento num ponto de vacinação", numa altura em que existe um surto ativo em Portugal e que a Direção-Geral da Saúde recomenda a vacinação dos grupos de risco.
"Este procedimento é especialmente importante porque há um surto ativo de Monkeypox no nosso país e quanto mais depressa se vacinar as pessoas que integram os grupos de risco, melhor se consegue controlar o surto, ao prevenir a ocorrência de novos casos", alerta, numa nota no seu site.
Consultando o formulário, o utente poderá verificar se cumpre os critérios para receber a vacina e, se estiver elegível, poderá selecionar o local e o período do dia para a vacinação.
No início do mês, a DGS atualizou a norma sobre a vacinação contra mpox permitindo que pessoas com risco acrescido da infeção possam agendar a vacinação por sua iniciativa.
Segundo a DGS, as pessoas elegíveis que se autopropõem para a vacinação preventiva podem agendar o ato "através de contacto com o ponto de vacinação que lhes seja mais conveniente". Agora, graças ao formulário online da ARSLVT, o agendamento torna-se mais simples.
Consulte a lista de postos de vacinação a nível nacional aqui.
Em Portugal foram detetados 49 casos de mpox entre 1 de junho e 28 de julho, todos homens entre os 22 e os 55 anos, na sequência de um novo surto, segundo dados da DGS.
Leia Também: OMS adverte para aumento de casos de vírus mpox em África e na Ásia