O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou, esta quinta-feira, 31 de agosto, o Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes e destacou que "todos os dias devem ser dias das pessoas de todas as descendências, sem discriminações de qualquer tipo".
"Todos os dias é tempo de afirmar a igualdade de oportunidades e o direito e a obrigação de um tratamento digno de todos", lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
O chefe de Estado defendeu ainda que "não podemos aceitar a visão que infelizmente alguns ainda têm sobre origens ou cores de pele".
"Basta de tais divisões, todos merecem o respeito de todos, todos somos cidadãos com os mesmos direitos e os mesmos deveres", sublinhou, lembrando os "princípios essenciais da nossa sociedade, contra o racismo e a xenofobia, pelo acesso de todos a uma vida melhor".
Sublinhe-se que o Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes celebrou-se pela primeira vez a 31 de agosto de 2021, com o objetivo de homenagear as contribuições da diáspora africana pelo mundo.
Leia Também: "Não vou falar de outra coisa sem ser a Ucrânia", insiste Marcelo