Proteção Civil responde a LBP. "Despesas a ser pagas conforme calendário"

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil responde às acusações da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que disse que o órgão está desde janeiro sem pagar às corporações de bombeiros as despesas referentes aos combustíveis.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
07/09/2023 11:43 ‧ 07/09/2023 por Notícias ao Minuto

País

Bombeiros

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sublinhou, esta quinta-feira, que "as despesas referentes ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais- Decir, estão a ser pagas conforme o calendário previsto".

A notícia surge depois de a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ter indicado que havia um "atraso" no reembolso das associações humanitárias de bombeiros voluntários com as despesas dos combustíveis.

Segundo o presidente da LBP, António Nunes, o último reembolso aconteceu em janeiro, desconhecendo as razões para o atraso deste pagamento, previsto na diretiva financeira.

"Relativamente a combustíveis, há pagamentos em fase de processamento, outros em análise e verificação", notam os responsáveis da ANEPC.

No caso dos combustíveis, a diretiva financeira estabelece que as corporações de bombeiros sejam ressarcidas, sendo feita uma média mensal dos gastos por hora e viatura.

Além das despesas correntes, há ainda as extraordinárias realizadas no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

Leia Também: Liga diz que bombeiros estão sem reembolso dos combustíveis desde janeiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas