Dois elementos dos Bombeiros Municipais da Lousã e um taxista ajudaram, no domingo, ao nascimento de um bebé num táxi naquela vila do distrito de Coimbra.
"Não há palavras para descrever aquele momento. Foi a primeira vez que fiz um parto e ainda por cima dentro de um táxi", contou o bombeiro José Colaço ao Notícias ao Minuto.
Segundo ele, foi dado um alerta para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) às 8h37 para "uma situação de parto iminente na via pública porque a mulher ia ter a criança no carro".
"Tinha estado nas urgências da maternidade mas mandaram-na para casa. Não dormiu de noite e decidiu voltar ao hospital na manhã seguinte e, pouco depois de sair de casa, já no táxi, já ia ter o bebé", contou José Colaço.
À chegada ao local, com outro colega, o bombeiro deparou-se "um bocado da placenta e da coroa cefálica visível". "Fui falando com o CODU por chamada em alta voz e uma médica ajudou-me", referiu ainda.
"Eu, um colega, o marido [da mulher] e o taxista conseguimos fazer o parto no banco de trás", contou o bombeiro, que deu ainda conta que "foi rápido, talvez por ser a quarta gestação daquela mulher".
Após nascer, os bombeiros cortaram o cordão umbilical, aspiraram as vias aéreas e limparam o corpo. De seguida colocaram a mãe na ambulância e levaram-na, juntamente com o recém nascido para a Maternidade Dr. Daniel de Matos, em Coimbra.
Leia Também: Bebé morre em Veneza após ser encontrado na rua com traumatismo craniano