O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa iniciou na quarta-feira uma visita de cinco dias ao Canadá, e logo no 1.º dia encontrou-se com a comunidade portuguesa em Montreal.
As celebrações dos 70 anos de emigração contemporânea portuguesa para o Canadá "começaram pelo encontro do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa com os compatriotas de Montreal, numa receção oferecida à comunidade portuguesa residente naquela cidade", lê-se na nota publicada na página da Presidência.
"No final da sua intervenção, o Presidente da República agraciou David Manuel Laranjo Pereira, Cavaleiro da Ordem de Camões", remata-se.
Na mesma nota, é também deixado o discurso de Marcelo no local.
Durante a intervenção, Marcelo assinalou que um Presidente da República Portuguesa não fazia uma viagem até ao Canadá há 22 anos. "Foi o inesquecível e sempre recordado presidente Jorge Sampaio que aqui esteve em 31 de maio de 2021", recordou, pedindo uma salva de palmas aos presentes.
"Chegámos aqui há séculos. Tocámos o Canadá há séculos. Mas chegámos e isso é celebrado nos 70 anos contados a partir de 1953 quando desembarcámos na História portuguesa recente em Halifax", sublinhou, falando sobre a presença portuguesa no país.
Ouça o restante discurso abaixo e veja as imagens do encontro em Montreal na galeria acima.
A comitiva do Presidente da República nesta visita inclui também o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e os deputados João Azevedo e Castro, do PS, Francisco Pimentel, do PSD, Diogo Pacheco de Amorim, do Chega, Rodrigo Saraiva, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Bruno Dias, do PCP, e José Soeiro, do Bloco de Esquerda.
Leia Também: Visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Canadá prossegue hoje em Montreal