País 'pintado' de amarelo. Sábado será marcado por chuva (e trovoada)

Os alertas de períodos de "chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada", vigoram desde as 6h23 de hoje em todos os distritos, exceto no de Bragança.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto com Lusa
16/09/2023 09:41 ‧ 16/09/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Meteorologia

A chuva está de regresso este sábado, ‘pintando’ o país de amarelo. Isto porque, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todos os distritos de Portugal Continental estão em alerta amarelo devido ao mau tempo, que será pautado por aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada.

Os alertas de períodos de "chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada", vigoram desde as 6h23 de hoje em todos os distritos, exceto no de Bragança, onde a chuva forte é esperada só a partir do meio-dia.

Nos casos de Castelo Branco, Guarda e Bragança, este aviso amarelo estende-se até às 21h00, enquanto nos distritos de Viseu, Vila Real, Santarém e Portalegre, a chuva deverá persistir até às 18h00.

Em Braga, Coimbra, Beja, Viana do Castelo, Porto e Évora a precipitação forte deve manter-se até às 15h00, enquanto em Aveiro, Leiria e Faro o alerta vigora até às 12h00. Já em Lisboa e Setúbal, está previsto parar a meio da manhã.

No caso dos distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, espera-se o regresso da chuva forte no domingo.

Vários distritos estão, também, a amarelo no domingo devido ao risco de vento forte do quadrante sul na faixa costeira, com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora. É o caso de Braga, Coimbra, Aveiro, Leiria, Viana do Castelo e Porto.

A previsão de forte agitação marítima, com ondas até 4,5 metros, na madrugada e manhã de domingo, nos distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Leiria, Lisboa, Viana do Castelo e Porto também levou o IPMA a emitir um aviso amarelo.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Além da chuva, o IPMA prevê ainda uma “pequena descida de temperatura, em especial da máxima”, para a generalidade do território, bem como “vento forte no litoral oeste e nas terras altas”.

As temperaturas máximas previstas para hoje em Portugal continental vão oscilar entre os 15 graus centígrados na Guarda, e os 25 em Beja, Setúbal, Santarém e Aveiro.

Por sua vez, as temperaturas mínimas rondarão os 12 graus centígrados em Vila Real, Viseu e Guarda, e os 19 graus em Aveiro.

Leia Também: Sismo de 3,7 na escala de Richter sentido em Santiago do Cacém

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas