O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa coordenou, esta segunda-feira, uma operação de busca e salvamento de um homem de nacionalidade francesa, de 55 anos, com ferimentos numa perna.
O homem estaria a bordo do veleiro 'Triana' e a participar na regata Ocean Globe Race, quando a organização do evento efetuou o pedido de auxílio. O veleiro estaria a cerca de 448 quilómetros a nordeste da ilha de Porto Santo.
O alerta, feito pelas 9 horas da manhã, relatava a presença de um tripulante com um golpe profundo na perna, com abundante perda de sangue. A Marinha entendeu que se tratava de um caso de evacuação médica urgente e não perdeu tempo em dar inicio à operação de resgate.
Para a operação, foi empenhada uma aeronave EH-101 e uma aeronave P3-C da Força Aérea Portuguesa, responsável por depois transportar a vítima até ao Aeroporto do Funchal, onde chegaram pelas 18h45.
O velejador foi transportado por ambulância para unidade hospitalar, no Funchal.
O Ocean Globe Race é uma regata mundial que começou, este mês, em Southampton, no Reino Unido, e que se desenrola durante mais de 43 mil quilómetros. A chegada ao destino de origem está prevista para abril de 2024.
Leia Também: Marinha terá "dois vigilantes especiais": a cadela Misha e o robô Bobby