O Presidente da República "manifesta profunda alegria pela nomeação de D. Américo Aguiar para Bispo de Setúbal", revela uma nota publicada no website oficial da Presidência da República, esta quinta-feira.
"A nomeação hoje anunciada pelo Santo Padre, após a elevação a Cardeal que se consubstancia no próximo dia 30 de setembro, expressa o reconhecimento pelo serviço e dedicação de D. Américo Aguiar à Igreja Católica", realça Marcelo Rebelo de Sousa, bem como "o elevado significado nacional e projeção internacional do sucesso na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023".
"O Presidente da República formula a D. Américo Aguiar, a quem já felicitou pessoalmente, as maiores venturas ao serviço da Diocese de Setúbal, numa Igreja que é de todos e para todos - todos, todos, todos", conclui a nota informativa, citando a mensagem central do Papa Francisco na sua visita a Lisboa em agosto deste ano, no âmbito da JMJ.
D. Américo Aguiar tornar-se-á, assim, o 4.º Bispo da diocese de Setúbal, tomando posse, aos 49 anos, no dia 26 de outubro. É presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e serviu como o principal rosto da organização deste megaevento, que se realizou em Lisboa entre 1 e 6 de agosto deste ano. A 30 de setembro, consubstancia-se ainda a sua elevação a cardeal.
Leia Também: Américo Aguiar quer "tolerância zero" para abusos sexuais