A oficialização desta cooperação foi assinalada esta manhã, numa cerimónia em que participou o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
O futuro posto da GNR de Bucelas vai ficar situado na Quinta dos Melos, em terrenos cedidos pela Câmara Municipal de Loures, estimando-se que o valor da obra possa chegar aos três milhões de euros.
Segundo dados divulgados à agência Lusa pelo Ministério da Administração Interna (MAI), o futuro posto territorial de Bucelas da GNR passará a contar com 33 efetivos.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão (PS), referiu que a autarquia fica responsável, além da cedência do terreno, de elaborar o projeto e a execução da obra, "de acordo com o programa funcional elaborado pela GNR".
Por seu turno, o MAI compromete-se a financiar a obra em 50%, até ao montante máximo de um milhão de euros.
"É uma antiga ambição da junta de freguesia e da população de Bucelas, que estava fora da agenda política. Temos agora a oportunidade de concretizar este sonho, de avançar com o projeto e criar as condições para que durante o próximo ano possamos lançar o concurso", descreveu.
O autarca sublinhou ainda que o novo posto da GNR de Bucelas, que servirá também a freguesia de Lousa e de Fanhões, vai substituir instalações que se encontravam "em más condições de utilização".
No discurso que fez na cerimónia de assinatura deste protocolo, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, estimou que as obras possam ter início durante o ano de 2024 e estar concluídas em 2025.
Leia Também: Casal suspeito de furtos em carros em Esposende e Barcelos em preventiva