"A passagem de uma ondulação frontal, com atividade intensa, irá provocar um agravamento do estado do tempo nas ilhas do grupo Oriental, onde se prevê, a partir da próxima madrugada, precipitação forte e acompanhada de trovoada, pelo que se eleva para laranja o nível de alerta neste grupo", adiantou o IPMA em comunicado.
O IPMA já tinha informado que as ilhas do grupo Oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria) estavam sob aviso amarelo entre as 12h23 de hoje e as 12h00 de domingo.
O aviso amarelo mantém-se válido entre as 20h30 de hoje e as 00h00 de domingo, mas as ilhas de São Miguel e Santa Maria vão estar sob aviso laranja entre as 00h00 e as 18h00 de domingo, devido a "precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada".
Entre as 18h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira vigorará o alerta amarelo, também devido à chuva "por vezes forte" que pode ser acompanhada por trovoada.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado", segundo o IPMA.
Já o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Ilhas do grupo Oriental dos Açores sob aviso amarelo devido à chuva