João Cravinho em Kyiv para participar em reunião inédita da UE

O ministro João Cravinho está hoje em Kyiv, para participar na reunião inédita dos responsáveis pelos negócios estrangeiros dos países da União Europeia, dado que a Ucrânia não faz do bloco comunitário.

Notícia

© Thierry Monasse/Getty Images

Lusa
02/10/2023 08:55 ‧ 02/10/2023 por Lusa

País

Ucrânia

Numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), o ministro João Cravinho anuncia que a reunião pretende demonstrar "total solidariedade com a luta do povo ucraniano pela sua soberania e integridade territorial".

O ministro dos Negócios Estrangeiros português elenca: "Vamos ter mais apoio financeiro, mais apoio militar e reforço de sanções".

Noutra mensagem, adianta que já participou numa homenagem aos que morreram na sequência da guerra.

"O primeiro momento foi a homenagem a todos aqueles que perderam a vida, defendendo o seu país contra a bárbara invasão russa. O seu sacrifício ficará para sempre nas nossas memórias", escreve o ministro na rede social.

João Cravinho participa hoje nos trabalhos do Conselho de Negócios Estrangeiros informal em Kyiv, "uma forma de demonstrar todo o apoio da UE à Ucrânia, país em guerra desde a invasão da Rússia em fevereiro do ano passado".

O representante da política externa da UE, Josep Borrell, anunciou o encontro de hoje numa mensagem difundida pela rede social X.

"Convoco hoje em Kyiv os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, a primeira reunião dos 27 Estados membros a realizar-se fora da União Europeia", escreveu o representante da política externa da UE.

Um embaixador europeu, não identificado, disse à agência de notícias espanhola EFE que a realização do encontro em Kyiv é uma demonstração de apoio à Ucrânia e ao processo de reformas com vista à adesão à União Europeia.

A reunião procura reforçar o apoio da Europa à Ucrânia num momento de divergências manifestadas por alguns Estados membros do bloco europeu devido à exportação de cereais ucranianos, especialmente a Polónia.

Leia Também: AO MINUTO: Reunião surpresa em Kyiv; Ataque em Kherson faz 1 morto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas