Presidente da Moldova convidou Marcelo a visitar país. Deverá ir este mês

O Presidente da República agradeceu o convite e expressou o apoio de Portugal à intenção da Moldova de se tornar membro da União Europeia.

Notícia

© Lusa

José Miguel Pires com Lusa
03/10/2023 13:36 ‧ 03/10/2023 por José Miguel Pires com Lusa

País

Moldova

A Presidente da Moldova convidou Marcelo Rebelo de Sousa para visitar o país, no âmbito de uma visita oficial de Maia Sandu a Lisboa.

Esta terça-feira, o Presidente da República e a sua homóloga moldava deram uma conferência de imprensa conjunta desde o Palácio de Belém, onde Marcelo Rebelo de Sousa expressou o apoio de Portugal à candidatura da Moldova para se tornar membro da União Europeia. "Portugal apoia este sonho vosso", disse.

"Ambos apoiamos a Ucrânia na luta por valores que nos são comuns em todos os domínios. Portugal apoia a pretensão da Moldova, respeitando os juízos de mérito de cada uma das candidaturas de aceder à UE", disse o chefe de Estado, referindo "um sonho e uma intenção política, mas também económica e social".

"Finalmente, fiquei muito reconhecido pelo convite para visitar a Moldova e agradeci. A intenção é que essa visita ocorra ainda este mês, ou nos primeiros dias de novembro", revelou ainda Marcelo Rebelo de Sousa, louvando "a coragem e determinação" do povo e do estado moldavo, "na posição difícil da região em que se encontra".

Nas mesmas declarações, o Presidente da República apelou ainda a um estreitar de laços entre Portugal e a Moldova, em vários níveis, nomeadamente no setor da Educação, "entre universidades e escolas". "Instituições de cariz social, mas também ao nível público, das infraestruturas, negócios. É por isso que amanhã iremos participar num fórum dedicado a estas questões com o Governo", continuou.

A visita de Estado de Maia Sandu continua ao longo desta terça-feira, culminando num jantar oficial oferecido pelo Presidente da República, no Palácio da Cidadela, em Cascais.

A República da Moldova, país que faz fronteira com a Ucrânia e com a Roménia, apresentou em março de 2022 um pedido formal de adesão à União Europeia, decisão que se seguiu à invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro desse ano.

Em junho de 2022, foi concedido à Moldova o estatuto de país candidato à União Europeia.

Leia Também: Adesão da Ucrânia e Moldova à UE possível a partir de "início de 2024"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas