"Temos inscritos em instituições do ensino superior cerca de 19 mil estudantes", de cerca de 26 mil pedidos, afirmou à Lusa, Elvira Fortunato, que se encontra em Maceió, capital do estado de Alagoas, com uma agenda até quarta-feira. A ministra participou de vários encontros, entre os quais uma reunião bilateral a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.
"O maior número de estrangeiros que nós temos a estudar em instituições de ensino superior são brasileiros", prosseguiu a ministra portuguesa, frisando que "há espaço, há mais que espaço" para que este número cresça.
De acordo com Elvira Fortunato, as universidades portuguesas precisam acolher mais estrangeiros devido à baixa natalidade que se sente no país, que está a alterar o tecido demográfico do país.
"No âmbito do ensino superior temos de diversificar o nosso público e de ter alunos de outras origens", sublinhou.
Na quarta-feira, Elvira Fortunato terá um encontro com o reitor da Universidade da Universidade Federal de Alagoas, "com a qual existem vários acordos com universidades e institutos politécnicos portugueses".
Leia Também: "Que todos tenham condições para estudar com seriedade e êxito"