A Marinha Portuguesa resgatou este sábado à tarde um homem idoso ao largo do Cabo de São Vicente, na costa sudoeste do Algarve, que apresentava sintomas de enfarte a bordo de um navio de passageiros.
Em comunicado, o ramo das Forças Armadas explicou que o resgate foi levado a cabo pelo pelo Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), após um alerta proveniente de uma chamada telefónica a partir do MRCC em Roma, em Itália.
O alerta surgiu pelas 14h15, "relatando que o navio de bandeira italiana possuía um passageiro de 78 anos, de nacionalidade italiana, com um enfarte do miocárdio".
O navio de passageiros, o 'Costa Firenze', estava a navegar a cerca de 307 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente, situado no extremo sudoeste do país.
"De imediato, foi informado o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODUMAR) que efetuou a avaliação do estado da vítima, considerando a situação como uma evacuação médica urgente", explicou a Marinha.
As autoridades militares empenharam uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, para resgatar o idoso em dificuldades e transportá-lo até ao Aeroporto de Faro.
Daí, foi levado de ambulância até uma unidade hospitalar.
Leia Também: Idoso em estado grave após ser resgatado do mar na Póvoa de Varzim