Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Funcionários das escolas estão hoje em greve por aumentos salariais

Os trabalhadores não docentes das escolas realizam hoje uma greve por aumentos salariais, prevendo-se novamente o encerramento de muitas escolas à semelhança do que aconteceu na passada sexta-feira com a paralisação de professores e educadores.

Funcionários das escolas estão hoje em greve por aumentos salariais
Notícias ao Minuto

06:44 - 09/10/23 por Lusa

País Greve

A iniciativa de hoje partiu do Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (Sinape), que alerta para "uma desvalorização salarial destes profissionais da educação" desde 2010.

No pré-aviso de greve, o Sinape afirma que estes profissionais "viram as suas tabelas 'engolidas' pelo ordenado mínimo nacional, sem que existisse uma reestruturação das carreiras".

A paralisação acontece três dias após a greve de professores e educadores convocada pela plataforma de nove organizações sindicais, da qual faz parte o Sinape, assim como a Federação Nacional de Educação (FNE) e a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

Segundo um balanço realizado pela plataforma ao início da tarde de sexta-feira, a greve teve uma adesão acima de 80% e "cerca de 90% das escolas" estiveram sem aulas.

A greve de hoje é a terceira do atual ano letivo, que começou há menos de um mês e que contou logo nos primeiros dias com uma paralisação de uma semana convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) e dirigida a professores e pessoal não docente.

Leia Também: SIM. Greve dos médicos às horas extra prolongada até 24 de novembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório