Um incêndio deflagrou na noite de segunda-feira, 9 de outubro, no concelho da Calheta, na Madeira. As chamas viriam a ser extintas ao final da tarde de quarta-feira, mas o pesadelo dos madeirenses não terminou por aí.
Pouco tempo depois, pelas 18h00, um outro incêndio deflagrou no mesmo concelho, obrigando à evacuação de um hotel e à retirada de cerca de 120 hóspedes, que foram encaminhados para o pavilhão gimnodesportivo dos Prazeres.
Já durante o dia de hoje, as chamas, que alastraram a várias freguesias do concelho, obrigaram ao encerramento de uma escola e do centro de saúde na Fajã de Ovelha.
Durante a tarde, o incêndio chegou ao concelho vizinho de Porto Moniz, levando à evacuação de um centro de saúde e de um lar de idosos.
Um outro fogo deflagrou no concelho de Câmara de Lobos, contíguo ao Funchal a oeste, numa área florestal.
No total, oito pessoas receberam assistência médica nos três concelhos, entre as quais um bebé por inalação de fumo.
As câmaras da Calheta e do Porto Moniz já ativaram os respetivos planos municipais de emergência e proteção civil, com o autarca da Calheta, Carlos Teles, a justificar a decisão devido aos "incêndios devastadores" que decorrem no concelho, destruindo "bens materiais e vastas áreas de vegetação, forçando muitos residentes a abandonarem as suas casas em busca de segurança".
Veja as imagens publicadas nas redes socias:
More video from Madeira...pic.twitter.com/mrGPdDR6md
— Volcaholic (@volcaholic1) October 12, 2023
West end of #Madeira Island all on fire since yesterday.#Portugal #wildfires #Prazeres #Maloera #Calheta pic.twitter.com/xNDLn0KzYW
— ʞɐʎssǝlʍɐ˥.bitcoin (@lawlessyak) October 12, 2023
Now from Porto Moniz swimming pools. Madeira, Portugal pic.twitter.com/tfDyC79sVN
— Rinaldo Malho (@MalhoRinaldo) October 12, 2023
Leia Também: Novas viaturas de combate conseguem transportar 300 mil litros de água