Já foram administradas mais de 863 mil vacinas contra a gripe e Covid-19 desde o dia 29 de setembro, segundo avançou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), esta sexta-feira.
"Desde o dia 29 de setembro de 2023, e durante as primeiras duas semanas desta Campanha de Vacinação, já foram administradas 863.029 vacinas (Covid-19 + Gripe), 662.735 em farmácias comunitárias e 200.294 nas instituições do SNS", adiantou a entidade, em comunicado enviado às redações.
O organismo salientou que "os valores estão a superar as melhores expectativas", ao mesmo tempo que sublinhou que "as várias dimensões deste complexo e inovador processo estão a decorrer com total normalidade".
"As doze instituições públicas e privadas, com base num plano e numa visão, conseguiram-se organizar de forma única, sob a liderança da DE-SNS, e os resultados ultrapassaram os melhores cenários desenhados pela Direção-Geral da Saúde", complementou a mesma nota.
A missiva realçou ainda que, no final desta segunda semana da campanha de vacinação, "o ritmo diário tem sido superior a 120 mil administrações (Covid-19 + Gripe)".
O organismo recordou que, em 2022, foram administradas 563.214 vacinas (Covid-19 + Gripe) no final da segunda semana da campanha de vacinação, que se iniciou em setembro. "Significa que assistimos este ano a um aumento superior a 50% no número de vacinas administradas, durante esta fase de implementação do plano". Este é, por isso, "um sucesso que se deve em primeiro lugar aos portugueses e à sua disponibilidade para esta causa, e às 12 organizações e profissionais de saúde, com realce para a forma como as farmácias comunitárias têm-se constituído como parceiras neste desígnio".
A DE-SNS prevê chegar ao milhão de vacinas administradas (Covid-19 + Gripe) durante o fim de semana.
[Notícia atualizada às 12h24]
Leia Também: Mais de 240 mil pessoas vacinadas contra Covid-19 e gripe até dia 8