Ativistas pintam de vermelho obra de Picasso exposta no CCB em Lisboa

Obra está coberta por um vidro protetor, não tendo sido por isso diretamente atingida.

NotíciaVídeo

© Climáximo

Notícias ao Minuto
13/10/2023 12:44 ‧ 13/10/2023 por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

Dois ativistas da Climáximo cobriram de tinta vermelha, esta sexta-feira, a obra 'Femme dans un fauteuil (métamorphose)', de Pablo Picasso, exposta no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Climáximo revela que a ação faz parte do protesto contra a "crise climática, uma guerra declarada às pessoas, conscientemente, por governos e grandes empresas emissoras".

"Não há arte num planeta morto. Temos de parar de consentir com uma normalidade onde milhares são assassinados pelos governos e empresas emissoras", lê-se na mesma nota.

"Quando soldados alemães entraram no estúdio de Picasso em Paris, onde vivia durante a II Guerra Mundial, e viram o 'Guernica' (a famosa obra-prima que retrata os horrores da guerra), perguntaram-lhe 'fizeste isto?'. Ele respondeu 'não, tu fizeste isto'. As instituições culpadas pelo colapso climático declararam guerra às pessoas e planeta. Temos de parar aceitar esta normalidade", salientou Sara, uma das ativisitas que participou do protesto.

Já a porta-voz do coletivo disse que, "em termos práticos, há que colocar um fim aos planos de novos aeroportos e expansão do gás em Portugal, parar os projetos da GALP no sul global, e fazer quem criou esta guerra pagar uma transição energética justa", defendendo assim a causa da Climáximo.

De realçar que a obra, criada em 1929 pelo artista andaluz, encontra-se coberta por um vidro protetor, não tendo sido diretamente atingida. Anteriormente integrava a coleção privada do milionário Joe Berardo.

Veja o momento na galeria acima.

[Notícia atualizada às 13h17]

Leia Também: Climáximo cimenta "vários buracos" de campo de golfe do Paço do Lumiar

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas